sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Ktm990 Sensor de nivel de combustivel.


Bom, se você tem uma KTM990, 690, ou qualquer KTM que tem marcador de combustivel e ela foi fabricada entre 2005 e 2015, com certeza sua moto se não deu, vai dar pau no sensor de nivel de combustivel.

Isso  não é um sensor de nivel de combustivel, é um sensor de temperatura, pra ser mais especifico é um resistor que quando mergulhado no liquido esta a uma certa resistência, e quando esta no ar esquenta esta a outra resitência.

O metodo então não foi criado pela KTM, é adotado em varios carros, motos, principalmente os da decada de 80 e 90, então é um negócio já antigo.

Esse termistor tem que ser to tipo NTC, ele diminui que diminui sensivelmente a sua resistência elétrica com o aumento da temperatura.

O bendito termistor fica acobrado dentro do tal "sensor de nivel de combustivel", e é bem chato de chegar nele, mas pelo preço do sensor da ktm novo por volta de 60usd, e o preço de um termistor R$2.00, você vai fazer o esforço com nossas dicas.

Com o sensor na mão teremos que esmirilhar a ponta da parte cilindrica dele.

Solte a capa preta que esta parafusada

Essa parte debaixo deve ser esmirilhada, com paciência pra termos acesso ao termistor, e depois na ponta de cima devemos estanhar e tirar com o ferro de solda.




Já com o sensor na mão, vamos com o ferro de soldar tira-lo e vamos comparar o original com o que compramos.


Original é o da esquerda, o alternativo é um termistor de 1k encontrado em lojas de eletonica.

Pronto vamos agora instalar com o ferro de solda o novo termistor.
Já esta soldado o novo agora devemos por de volta dentro da capa metalica
É meio complicado cobrir de solda novamente, o que fizemos foi usar a propria perna do termistor que cortamos pra passar do outro lado e travar o sensor.
Solde a parte de cima também.
Pronto, instale na moto e seja feliz.

Lembre-se do torque ai tem que ser pequeno tudo é plastico.

O teste foi feito em minha moto, ele acendeu a luz, e demorou 1.6 km pra apagar, a resposta é mais lenta que o original mas o importante é funcionar e custar pouco.






9 comentários:

  1. Sensacional, mais uma vez vlw Sorotech!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde amigo vc sabe me dizer se este se este sensor de nível da ktm da pra adaptar em um tanque que não tem marcador

    ResponderExcluir
  3. Sabe me dizer se na YAMAHA MIDNIGHT dá certo também ?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde amigos. sabe m3 dizer se esse transmitor pode ser adaptado no da shadow 750 2010?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde acabei de testar na minha shadow, funcionou perfeitamente

      Excluir
  5. meu email e antoniofranzini@gmail.com grato por informaçoes

    ResponderExcluir
  6. Great this post! I bought exactly the same Termister (10 pcs actualy) I measured the resistances and they were ranging between 1.1 an3 1.3 K-Ohm. I performed a quick test on the plug by bridging the two terminals and the reserve light goes on and off (maybe I should not have done that), next I tested by placing the thermister in the plug (female) and used a cup of gasoline and dipped the Termister in and out. At first I thought I didn't work but it does as there is a delay in the system (probably a capicitator dampens) I tried this during like 20minutes several times and it work - What concerns me however and I wanted to check here with you guys is that when the termister is not dipped in the fuel it runs very hot (70C = 160F) is that normal for an electrical component - I am a bit concerned as obviously any spark at failure could cause and explosion - your comments are welcomed. One more thing - I tried first like above to un-solder the lid but it drains too much heat and did not work - SO I used my grinder to grind a bit around the black lid and it came out wit a piece of pliers - now soldering it back

    ResponderExcluir
  7. Doing som research myself on Google I just read that thermisters actually can run quite hot - The typical operating temperature range of a thermistor is −55 °C to +150 °C, though some glass-body thermistors have a maximal operating temperature of +300 °C.

    ResponderExcluir