O intuito deste post é compartilhar as modificações que fiz em minha XTZ 250 Tenere 2011,
Considero que essas modificações atendem o uso urbano, e off-road até medio.
obs: Ao clicar nas fotos elas abrem em maior resolução
Rodas / Rolamento / Pneus
As rodas não atendem o uso mesmo em estradas de terras, ou até asfaltos esburacados, parece que as mais novas tem um modelo melhor, porém a minha eu troquei por um Did JAPAN 1.60x21 e 2.15x18, serviço feito por nosso amigo Jonny Pak, ele também foi o responsável por fazer o embuxamento dos cubos colocando mais rolamentos como explica nos video, montou com raio 4mm, rolamentos e guarda-pós novos
Sobre embuxamento do cubo segue video
Os pneus escolhidos foram o enduro sahara 3, pra atender o asfalto e off-road leve.
Guidão / Riser e Manetes e GPS
Já tinha em mente em ter um protaper, pois uso a anos na XR250 tornado e na KTM um Renthal, então eu iria trocar a pegada é outra, porém o guidão original ele é elevado mais touring, e tinha que ficar no minimo do tamanho ou mais alto pro off-road, e no transito passa por cima da maioria dos carros.
Escolhi um protaper WindHam, é caro mas é guidão pra vida toda, conversado com um amigo Mauro ele descolou um riser movel da Team force, e eu fui na dica dele, ele usa a mesa original 22MM e eleva podendo mover e transforma pra 28mm(fatbar), a fica também foi colocar um pouco pra frente pra melhorar no off-road de pé.
Como podem ver o guidão ficou bem elevado, eu por segurança aumentei o do switch do manete de embreagem, o cabo do acelerador foi passado por baixo, e também puxado um pouco a mangueira de freio.
Manetes
Eu particularmente não gosto de protetor de mão, então coloquei manetes retrateis(informe que é pra tenere 250) ou seja em caso de queda eles dobram, esses manetes tem que ser bem regulados caso contrário podem comer a embreagem, pois com a vibração se mau regulado ele pode ser "acionado" sem querer, então regule bem.
mais videos sobre o guidão e riser
Suporte GPS
O suporte do GPS eu comprei no ML, não é aquelas coisas, eu tive que forçar pra fazer encaixar, tive que afastar um pouco a bolha também por conta do guidão mais alto, ao esterçar tudo pegava na bolha, pouca coisa e um espaçador resolveram.
Protetor de Carter, Pedaleiras
Eu também não curto protetor de motor, prefiro paga um seguro, investir num guidão bom pequenos ralados fazem parte, um protetor de motor pesa muito prefiro a moto mais leve.
Porém o uso no off-road um protetor de carter é indispensável.
Esse da Prisma-3d é de excelente qualidade.
Porém novamente conversando com o Mauro Coiote o mesmo se atentou a um detalhe, o maior problema ai é proteger as mangueiras do radiador, e como não usamos protetor de motor ele adaptou um da framax que originalmente é pra LANDER.
As Pedaleiras coloquei as mesmas que usava na tornado, da marca OXXY, da muito mais segurança e o extensor de pedal de freio da Prisma-3d.
e pros próximos upgrades ficam: Reforço do Quadro, Amortecedores, Elevar paralama.
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