Bom, se você tem uma KTM990, 690, ou qualquer KTM que tem marcador de combustivel e ela foi fabricada entre 2005 e 2015, com certeza sua moto se não deu, vai dar pau no sensor de nivel de combustivel.
Isso não é um sensor de nivel de combustivel, é um sensor de temperatura, pra ser mais especifico é um resistor que quando mergulhado no liquido esta a uma certa resistência, e quando esta no ar esquenta esta a outra resitência.
O metodo então não foi criado pela KTM, é adotado em varios carros, motos, principalmente os da decada de 80 e 90, então é um negócio já antigo.
Esse termistor tem que ser to tipo NTC, ele diminui que diminui sensivelmente a sua resistência elétrica com o aumento da temperatura.
O bendito termistor fica acobrado dentro do tal "sensor de nivel de combustivel", e é bem chato de chegar nele, mas pelo preço do sensor da ktm novo por volta de 60usd, e o preço de um termistor R$2.00, você vai fazer o esforço com nossas dicas.
Com o sensor na mão teremos que esmirilhar a ponta da parte cilindrica dele.
Solte a capa preta que esta parafusada
Já com o sensor na mão, vamos com o ferro de soldar tira-lo e vamos comparar o original com o que compramos.
Original é o da esquerda, o alternativo é um termistor de 1k encontrado em lojas de eletonica.
Pronto vamos agora instalar com o ferro de solda o novo termistor.
Já esta soldado o novo agora devemos por de volta dentro da capa metalica
É meio complicado cobrir de solda novamente, o que fizemos foi usar a propria perna do termistor que cortamos pra passar do outro lado e travar o sensor.
Solde a parte de cima também.
Pronto, instale na moto e seja feliz.
Lembre-se do torque ai tem que ser pequeno tudo é plastico.
O teste foi feito em minha moto, ele acendeu a luz, e demorou 1.6 km pra apagar, a resposta é mais lenta que o original mas o importante é funcionar e custar pouco.